K'raminholas

Muitos não suportam a singularidade das palavras , todavia, elas para mim são chaves, cabe a você saber a que portas elas pertencem. Se não descobrir sozinho que cada uma delas pode abrir qualquer porta, então talvez esteja na hora de levantar a bunda gorda da cadeira e perceber como cada uma delas pode revelar o mundo ao qual você está ignorando e, consequetemente, desperdiçando, nessa poltrona de insensatez e ociosidade .

Cardápio !

sábado, 28 de agosto de 2010

A cultura e o vírus do preconceito.


Cultura. Não, não estou falando da restrição feita hoje em dia - erroneamente - que é apenas algo que a maioria não gosta ou finge não gostar para parecer sexy. Cultura não é apenas o que a Redação do New York Times publica. Digo-lhes mais: ESTE HUMILDE, PASMEM, BLOG TAMBÉM É CULTURA! 
O conceito de cultura é incrivelmente vasto - e não sou eu quem vai resumi-lo perfeitamente, é claro -, mas, basicamente é tudo que o ser humano produz. É isso mesmo a Sinfonia nº 9 de Bethooven é cultura, assim como o "Rebolation" do Parangolé também é. Ai você me diz: "Ah é?". E DAÍ.
ModernoClássico?
Pois é. caro leitor ( a ) do K'raminholas e daí amigo leitor quando você chega pro teu colega e diz que ele é "sem cultura", tá errado. Todo mundo tem cultura, ate aquela sua vizinha estranha que ouve pagode gospel, até ela tem cultura. Em síntese existem dois tipos de cultura. A "alta e a baixa". É meio óbvio dizer que a alta cultura é a elitista e a baixa é a mais popular, mas só para localizar os deslocalizados, alta e baixa cultura
Para continuara leitura deste post, é necessários que você não tenha preconceitos culturais. NENHUM. Não me importa se você gosta do Restart ou do Mozart, é fundamental que você não diga, isso é bom, isso não é bom, isso presta, isso não presta. Cada um tem sua opinião e eu não tenho a sua opinião. (  E EU NÃO TO QUERENDO SABER DELA AGORA, CHUCHU )
É bom comentar que se você fala mal das bandas de garotos com um corte de cabelo, das musicas "alegrinhas" de amor aqueles em que as garotas fazem milhões de fã-clubes e ficam gritando o show inteiro dos caras, você estará falando da maior banda de pop rock de todos os tempos, THE BEATLES. *pausa para a reflexão*. Desde o inicio da trajetoria do mundo já existe alta e baixa cultura, e esse conceito não é estático. O que ontem era brega hoje xique, e a reciproca é verdadeira. Esse negócio de ficar com preconceito sobre as roupas/acessórios/pessoas/tribos/TUDO, é coisa de gente QUADRADA, que tem medo de experimentar o novo - e gostar. 
Para não embaralhar todos os nossos poucos neurónios, façamos como "Jack, o estripador" POR PARTES:

• FILMES
Achou?
Existem os filmes bons e os filmes ruins ( será mesmo ? ), mas dizer ´que é legal ou chato, já é demais. Tem gente que acha que só comédia romântica é legal, outros argumentam dizendo que um, que tenha menos de 3 horas ou 30 minutos de diálogo, não é inteligente. Inúmeros são aqueles que criticam o "Crepúsculo", diz que o filme é ruim, e o 'caramba' a quatro. Entretanto, é inegável o sucesso que fez e ainda faz, além disso, uma coisa é certa. A Stephenier Meyer tem muito mais grana agora do qualquer um de nós ou dos que julgam quantos pelinhos o "Jacob" deveria ter. Mas não vá achando que depois de "Amanhecer" voce não terá mais razão para viver, TAMBÉM NÃO É ASSIM NÃO NÉ. O importante sobre isso é não ser radical. Assistir ? O que gostar, mas nunca se deixando fechar á um pensamento, só porque - teoricamente - isso traria atraso á sua pequena mente tola de jovem ou não, visto que essa arbitrariedade não se restringe aos "aborrecentes". Diversifique, vá ao cinema assista "Pulp Fiction", mas se houver reunião entre amigos e "O terno de bilhões de dólares" estiver em pauta, não banque o "papaléguas" na pressa de sair ou o resmungão se não for a categoria de filme dos seus sonhos. O importante sempre é a companhia e o bom convivio entre ela. 

 •  LIVROS

Não é porque você leu "A Divina Comédia" que você é o "nerd-fodão-que-sabe-das-coisas" e vai sair por ae falando mal de todos.  Não é pecado dizer que não gostou de "A menina que roubava livros" ou de umas das publicações do Dan Brown .Existem outros autores Meg Cabot e Clarice Lispector são exemplos disso. Toda leitura acrecenta alguma coisa, e cultura, nada mais é, que essa mistura advinda de todos os cantos. Conheço a máxima de que "Se conselho fosse bom, se vendia", mas os dotados de sabedoria, os aceitam e avaliam se valem á pena usá-los ou não, e entrego-lhes um: LEIA. Bulas de Remédio, vidros de Xampu, mini-dicionario japones, BLOGS . Se não lê, não conhece, e se não conhece, não pode falar mal. Um exemplo curioso, um dos maiores conhecedores do sistema capitalista era Karl Marx ( e não, eu não fumei orégano vencido! ), já que para praticá-lo, Marx estudou-o profundamente.
FICA A DICA ( Leia: Precious - Saphire e A hora da estrela - Clarice Lispector )

• MÚSICA 

J.Bieber
Ah, esse é talvez o assunto mais polemico da atualidade fútil. Caro amigo, se você gosta de Restart ou Justin Bieber, essa parte do post é para você. Sabe aquele colega chato que fica dizendo: " Ah, isso é musica de viado!". Então, fique sabendo que á partir de agora você é livre para ouvir o que quiser. Isso mesmo! Se você quer ouvir essas musicas 'estranhas' de hoje em dia. ta liberado. Se voc~e ouvir musica clássica, beleza, se tu quiser ouvir Pink Floyd, Luan Santana, Elvis Presley, Parangolé, Exaltasamba, Xitãozinho e Xororó, enfim até o Tiririca, embora eu recomende que você desligue a TV quando ele aparecer no horario politico.
TUDO ISSO É CULTURA,  e todo tipo de cultura é bem-vindo. Mas por favor, á menos que que você tenha vizinhos á 1km de distancia, nada de obrigá-los á gostar da mesma coisa que você, ok? Todo mundo sabe que o seu aparelho de som/celular é potente, então guarde essa potencia para os seus fones de ouvido. Combinado? ( Ouça: Cold Simpson - Lyily; Pixies - Here Comes Your Man ) 

Em termos gerais, sobre roupas, gostos e eu ousaria, até sobre sexualidade: cada um tem sua opinião e essa diferença de pontos de vista, essa faz o mundo girar. Nada de sair por ae arrumando briga/barraco/confusão so porque o amiguinho não torco pro FLA  também, ok? - é Thay foi uma indireta-direta mesmo -
Que tal fechar com uma citação de uma Ex-BBB, um dos programas da chamada "baixa cultura" ( devido á popularidade ) Lá vai:

 "  A VIDA É MINHA, P PROBEMA É MEU, E EU TO SABANDO PRA VOCÊS Ó
Solange Ex-BBB 4.
Espero que tenham gostado e até uma próxima vez.


Mariana Pita 
28 de Agosto de 2010




Nenhum comentário:

Postar um comentário