K'raminholas

Muitos não suportam a singularidade das palavras , todavia, elas para mim são chaves, cabe a você saber a que portas elas pertencem. Se não descobrir sozinho que cada uma delas pode abrir qualquer porta, então talvez esteja na hora de levantar a bunda gorda da cadeira e perceber como cada uma delas pode revelar o mundo ao qual você está ignorando e, consequetemente, desperdiçando, nessa poltrona de insensatez e ociosidade .

Cardápio !

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Prova de Fogo!



O Vestibular é realmente o melhor método para se analisar o nivel de conhecimento adquirido durante todo um historico academico?
É visível que no Brasil a prática do "provão" é enxergada com peculirialidade. Para alguns o método é o mais justo e eficaz possivel, para outros, é motivo de terror e estresse, devido ao desgate fisico e psicologico que se desenvolve, durante, após e até mesmo antes da avaliação.
O que pode ser levado em consideração, como alternativa ao atual modelo brasileiro, é que o já há algum tempo acontece nos EUA e França, por exemplo, que por meio de aspectos coletados durante toda a "caminhada" educacional, histórico escolar e cartas de recomendação os alunos são selecionados. Outro metodo tangencial ao vigente e já adotado em alguns estados do país, é o sistema de fases ,aplicado aos 3 anos do Ensino Médio, onde uma média geral é tirada ao final e o aluno recebe a indicação de quais áreas estaria apto a cursar e trabalhar, futuramente. Esta última, ainda em estado de testes.
A oportunidade de ingressar numa faculdade, constituir carreira e se estabilizar finaceiramente, aliado à realização pessoal e social, é o objetivo de grande parte dos alunos. Todavia, observa-se que o problema se encontra justamente nesse ponto. As expectativas. Imagina-se um exército motivado e treinado que visa um único objetivo: a aprovação. Agora imaginem-se no lugar de um solitário soldado, igualmente motivado e treinado, que só, é bom frizar, se depara com centenas de outros soldados, aos quais ele sabe, também estão motivados e talvez até melhor treinados, centrados no mesmo objetivo que o dele. Enfim, pense nesse solitário soldado em pleno campo de batalha (leia-se local da avaliação), frente à aquele exército avaliando as chances de vitória, ciente de todas as esperanças nele depositadas, por professores, pais, amigos.
Este mesmo soldado não entraria em desvatagem na guerra que muito provavelmente decididá um passo importante para suas ambições futurísticas? Ainda que sua preparação tenha sido boa?
É absolutamente, desanconcelhável que se selecione os vanguadistas profiossionais da nação numa "tarde de domingo".






2 comentários:

  1. Muito bom, crítico na medida correta, sem exageros. Gostei da comparação e os vídeos caíram como uma luva pro post. Bacana de ver, parabéns!
    Augusto Luiz,
    http://errtico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado Augusto, de vez em quando é preciso falar serio, am sem abrir mão da criticidade.

    ResponderExcluir