K'raminholas

Muitos não suportam a singularidade das palavras , todavia, elas para mim são chaves, cabe a você saber a que portas elas pertencem. Se não descobrir sozinho que cada uma delas pode abrir qualquer porta, então talvez esteja na hora de levantar a bunda gorda da cadeira e perceber como cada uma delas pode revelar o mundo ao qual você está ignorando e, consequetemente, desperdiçando, nessa poltrona de insensatez e ociosidade .

Cardápio !

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tabus.




Freud explica. "Tabu é toda e qualquer manifestação coletiva convergente sobre determinada prática."
Uma verdade intocável e se partirmos para um aprofundamento, algo que seja previsto em Bíblia. Sagrado.(como se a própria Bíblia, não fosse um) .
A verdade é que um Tabu nada mais é, do que hábitos culturais arcaicos. perpetuados e condicionados pelas  pessoas como forma de mecanismo de defesa à antigas tradições ou a preceitos que as mesmas, ainda cultivam.
Nos anos 20 uma mulher desquitada era uma prostituta, se posto em termos atuais. Contato físico fora do alcance de alguma testemunha, era assedio. Entre as décadas de 60 e 80, o homossexualismo era considerado patologia. Ser Gay, era sinonimo de doença. Mulher na urna? A única urna que a mesma teria acesso, seriam as que  guardassem mantimentos na cozinha, seu local adequado. A AIDS era "privilégio" dos homossexuais.
Mas a história é mutável, e felizmente, a mente dos indivíduos que a fazem também é. 
É sabido que muitas dessas verdades intocáveis caíram por terra, hoje as mulheres não só têem direito ao voto, como dirigem países e se divorciam sem qualquer objeção da sociedade, pelo menos no Brasil.
A questão é que "muitos", não são "todos", e da mesma maneira que alguns tabus são quebrados, outros se mantêm vivos e enraizados na cabeça de algumas pessoas. "Gregos e Troianos" - ou num contexto mais atual - "Israelenses e Palestinos", nunca serão agradados mutuamente. E o que para alguns já foi superado, para outros ainda é motivo indignação.
Embora ainda camuflado, muito do que se tinha em visão dos homossexuais foi acostumado pela sociedade, mas ainda assim existem indivíduos que não aceitam a isonomia destes em relação aos heterossexuais, em casos extremos, se valendo até da violência para demonstrar isso. 
Mas engana-se quem pensa que os tabus são exclusividade do passado, a verdade é que são derivados dele. 
Não faz muito, a ideia se conversar com os pais sobre sexo era considerada impensável. As meninas principalmente, se sentem mais à vontade para trocar experiências com as amigas do que com as próprias mães. A virgindade, embora amenizada, pelos avanços que a sociedade fez, ainda é "um bicho-de-sete-cabeças", tanto para os meninos, quanto para as meninas. 
E a mastubarção? É mais fácil cair 3 raios num mesmo lugar do que se conversar abertamente sobre isso, sendo que já é científicametne comprovada como normal, e até indicada por sexólogos, como benéfica para  auto conhecimento do corpo. 

A lista é indizível, existe uma infinidade de tabus que nos rodeiam diariamente. Parte é "varrida" com a ajuda do tempo e o amadurecimento da população, parte continua vívida e empreegnada num ideológico comum. Defendido por religiões e crenças pessoais que protegem rigorosamente a manutenção desses hábitos.
É difícil dizer, se é que possível, qual dos lados está com a razão. A única certeza que se tem, e que acima de tudo, deve ser respeitada. É a de que cada individuo tem suas convicções e valores ético-morais, e por mais contrariedades e conflitos que possam haver, todos têem de ser respeitados, salvo, os que ultrapassarem as fronteiras da lei e Direitos Humanos.

 Saiba mais: 
Tabus na Tv
Mapa de Tabus

 

2 comentários:

  1. Embora o tempo tenha passado e as coisas tenham se modernizado, existem tabus que ainda rodeiam a nossa sociedade, infelizmente! :(
    Legal o post, Thay! É bom falar de assuntos 'sérios' e até 'polêmicos', eu diria, como esse! =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Saize, o K'raminholas ta voltando.

    ResponderExcluir