K'raminholas

Muitos não suportam a singularidade das palavras , todavia, elas para mim são chaves, cabe a você saber a que portas elas pertencem. Se não descobrir sozinho que cada uma delas pode abrir qualquer porta, então talvez esteja na hora de levantar a bunda gorda da cadeira e perceber como cada uma delas pode revelar o mundo ao qual você está ignorando e, consequetemente, desperdiçando, nessa poltrona de insensatez e ociosidade .

Cardápio !

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O que é Hipocrisia?

Papo sério. Então se esperam humor, creio que seja melhor fechar a página. Mas peço que não façam isso. Há alguns dias, tive uma discussão (lembrando que não quer dizer briga) com uma amiga, sobre pontos de vista conflitantes de uma mesma pessoa. Em termos mais claros: HIPOCRISIA.
Num de seus comentarios irônicos no twiter, ou um fake dele, o Felipe Neto disse:

" Se eu fosse presidente, minha primeira medida seria proibir a Bahia de produzir música pro carnaval. Já tá começando o inferno. "

E respondi:

"Se eu fosse presidente, minha primeira medida seria fazer o Felipe Neto respeitar a diversidade cultural, nem que fosse punido com o exílio."

Eu sou hipócrita, FATO(E quem não é?), porque aqui mesmo no blog ja fiz duras críticas a métodos de vida que julgo ser ridículos e o critiquei pelo mesmo motivo.  Mas a discussão tomou proporções maiores.
Uma pessoa amiga disse: que eu deveria respeitar a opinião dos outros, mesmo que algumas não sejam posistivas.
De fato, todo mundo tem suas convicções, e é até previsto em Constituição que devemos respeitá-las, mas nossa propria Constituição é paradoxa, se formos pensar "à 360º", sem ignorar ninguém, absolutamente ninguém.  Quer um exemplo? Racismo ou Homofobia. Seja por ignorância ou motivos difíceis, se é que possíveis de ser explicados, não seríam opiniões? Mesmo que vá de encontro aos preceitos de uma maioria, a minoria também não teria direito á dizer o que pensa? 
"Posso não concordar com uma palavra do que disseres, mas lutarei até o fim, por teu direito de dizê-las." Voltaire.
"Não gosto de negros, não suporto gays, não curto coloridos e nem gosto de axé." São concepções também, e por assim ser não deveríam ser respeitadas? É estranho. Não existe sagrado e profano. Existe sagrado e sagrado. Calma, explicarei.
O canibalismo indígena. À olhos leigos, apenas era uma demonstração brutal de "selvagemria" (não gosto de usar o termo, porque é controverso, mas enfim ...) Por outro lado, hoje sabe-se ou pelo menos, alguns sabem, que para as tribos, o ritual era sagrado. Acreditavam que a antropofagia lhes assistia à adquirir qualidades que o outro detinha, enquanto vivo.
Por ser negro, não ter uma Ferrari na garagem e limitações estéticas, me julgo imparcial ao denfender a tese, até porquê, preconceito é uma coisa que acompanho de perto.
Mas sem perder o foco. O que pode ser discutido, é ate que ponto uma opinião pessoal pode seguir sem intrometer-se no espaço do outro. Preconceito e discriminação, por mais execráveis que sejam, são concepções, e o que fazemos , nada mais é, que descriminar os que descriminam.
A mesma pessoa também disse, que o preconceito é um tipo de corrente e que essa se desliga da moral.

Mas o que é moral? Silveira Bueno - dicionario

s. f. Parte da filosofia que trata dos costumes ou deveres do homem; conclusão moral que se tira de um obra, um fato etc.; s.m. ânimo; coragem; conjunto das nossas faculdades morais; o que há de moralidade em qualquer coisa; adj; relativo aos bons costumes; que tem bons costumes; relativo ao domíneo espiritual, em oposição ao físico ou material. mo.ral

Em nosso contexto, o que seriam os bons costumes? Bons costumes para quem? Alguem ja pensou que bons costumes para uns, não são bons para outros?
Eu posso ter sido educado para crer que devia me afastar de pessoas de diferente opção sexual da minha, e por assim ser, não vou achar anormal o fazê-lo, e o encaixarei como preceito da minha moral. Assim como também posso ser educado acreditando que pessoas de opção sexual diferente não são nocivas a mim , e também agrupar isso à minha moral.
Logo, se a moral é conjunto de bons costumes que regem uma sociedade, o preconceito não pode ser desligado dela, ao menos, dela como inteira, visto que outras pessoas podem constituir seus próprios valores morais, que podem concordar ou não com os conceitos que derivam de ideias pré concebidas.

É.ti.ca   Silveira Bueno - dicionário

Parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; ramificação moral.

O mais adequado, e atento para o fato de não ser errado, apenas mais adequado, dizer:

"Preconceito é um tipo de opinião que se desliga da linha ética."

Mas alguém, em alguma parte da história, comentou sabiamente: "Não se pode agradar à gregos e troianos." Talvez daí tenha nascido um dos maiores obstáculos que a democracia enfrenta.
Ser crítico, significa estar sujeito à erros, por não ter medo de demonstrar aquilo que verdadeiramente pensa, ainda que pareça hipocrisia.   @kraminholas    SIGAM

13 comentários:

  1. Papo sério mesmo hein Thay? De vez em quando é bom refletir sobre questões assim! :D
    Gostei do post! :)

    ResponderExcluir
  2. Mas você esqueceu de citar que a moral é a prática da ética.

    ResponderExcluir
  3. Saah
    pois er ner ? Apesar das controversias, de vez em quando rola cultura nisso aqui rs'

    ResponderExcluir
  4. é verdade, mas a moral de alguns não condizem com a ética esperada. :D
    Mas nesse caso, você não deixa de ter razão rs'

    ResponderExcluir
  5. verdade, ainda somos muito hipócritas,muitas vezes defendemos a teoria de que "fulano" pode falar o que quiser, que devemos ficar livres de falsos moralismos, qndo na verdade queremos é que ele fique quieto, pq certas coisas ainda nos chocam mas não temos coragem de admitir!!!

    ResponderExcluir
  6. concordo em genero numero e grau jamile, e me incluo no meio destas pessoas

    ResponderExcluir
  7. aaaaaah! ótimo, ótimo, ótimo :D
    Um dos melhores com certeza, adorei tudo. Soube agregar todos os fatos de uma forma incrível, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Mile
    fico feliz quand consigo passr o recado que desejo de forma clara e acessivel. Thanks you for to read my blog

    ResponderExcluir
  9. É amigo, a liberdade de expressão tem seus poréns.
    Um exemplo que sempre questiono está relacionado ao islamismo. Uns dizem que a cultura deve ser respeitada, mas que cultura é essa que subjulga o outro? A própria constituição fere a si mesma, não existe príncipio de isonomia se há necessidade de programa alternativos para integrar os marginalizados.
    Se vemos a decadência dos nossos meios de comunicação é justamente pelo uso dessa 'libertinagem' de expressão.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Boa Bruna, eu também não entendo muito, humanamente falando, os preceitos considerados normais pelos islâmicos, e não se restrige só a eles. Há diversas culturas que a nós parecem esquisitas, pra não dizer bizarras, mas e a nossa ? Pode parecer bizarra à outros olhos também, por isso prefiro permanecer omisso com relação à culturas que ultrapassem nossas fronteiras.
    Mas você disse bem,'libertinagem' não pode ser confundida com isonomia ou liberdade de expressão.
    Fato é que, é perigoso limitar algumas formas de expressão, mesmo que decadentes, sob risco de confundir bom senso com censura.

    ResponderExcluir
  12. HUUAHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSUASUAUSUAUS
    tu aaaaainda vai ser escrito pow

    ResponderExcluir
  13. voce fala isso taaanto que vou acabar decepcionando rs'

    ResponderExcluir